quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Como afiar uma faca?

A afiação é um tema relativamente polêmico entre os cuteleiros e bastante procurado por quem usa as facas no dia-a-dia e depende de um fio de qualidade para o sucesso de suas tarefas.

Grosso modo, afiar uma faca significa desbastar uma parte da lâmina de modo a torná-la uniforme e o mais fina possível. Ora, quanto menor a superfície de contato com o objeto, maior será a pressão exercida sobre esta pequena área, e mais eficiente o corte.


Ao afiar uma peça de cutelaria é preciso que se saiba exatamente qual é a função que esta lâmina terá. O necessário será um fio preciso ou um fio resistente? E se o meu fio for serrilhado ou semisserrilhado? O que devo fazer?

Quando se trabalha com peças de utilidade muito agressiva, como machados e facões de mato, o ângulo do fio pode ser mais aberto em relação a pequenos canivetes ou navalhas, que têm utilidade, em regra, mais delicada. É comum que se use ângulos de 20° para as primeiras, 15° para as facas e até perto dos 5° para as navalhas, considerado o angulo formado entre a lâmina e o material abrasivo.

Bem, determinado o ângulo do fio que vou fazer, precisaremos saber de onde estamos partindo. A minha faca está totalmente cega, está dentada ou simplesmente deixou de depilar? Quanto mais grosso o fio da faca, mais abrasivo será o equipamento utilizado.

Existem diversos tipos de materiais abrasivos que podemos utilizar para afiar uma faca. Muita gente usa uma limas, mas por ser excessivamente agressiva, deve ser usada com cautela. Existem no mercado também os afiadores diamantados que são muito duráveis e têm abrasividade variável, você escolhe no momento da compra. Existem também os cerâmicos e as pedras e os de aço, como as chairas.

Para facas totalmente cegas ou com dentes grandes e aparentes, podemos iniciar a nossa afiação com uma lima ou, para quem tem essa mordomia, uma lixadeira. Se nossa companheira nao está tão mal assim, posso ir direto para a segunda fase. Em regra, deveremos desbastar os dois lados da lâmina por igual e integralmente, ou seja, começo passando a lima logo após o ricasso e termino na ponta da faca, em um só movimento, e sem alterar o ângulo entre a lima e a lâmina.

Já ao final desta fase, é possível perceber que a faca tem um bom fio, capaz de cortar papel sem "morder" (enrugá-lo), e praticamente invisível, mas dificilmente será capaz de fazer a barba.

Devo agora escolher um material menos abrasivo para passar na lâmina. Sigo o mesmo ritual que o da lima.

Agora o fio já deve estar quase bom, faltando apenas o acabamento. Alguns materiais podem ser úteis nesta fase: afiadores cerâmicos, chairas (ou fuzil, como chamam na região Norte). Sigo o mesmo ritual pela última vez, e agora a pressão que aplico entre as superfícies deve ser gradativamente mais suave.

Pronto, sua faca já deve ser capaz de depilar.

É claro que é muito mais fácil aprender vendo algumas imagens e para isso recomendo o seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=IGJ8lusviKs

Agora sim, você já está pronto para experimentar. Comece com aquela faca mais baratinha da cozinha, para não estragar as suas facas de qualidade. E conforme for se sentindo mais confiante, parta para as demais. Uma boa afiação só acontece com muita prática.

Se estiver procurando o melhor material para afiação, a Silveira Knives oferece a maior variedade do mercado nacional, confira.

SILVEIRA KNIVES
Todos os afiadores do mundo
http://www.silveiraknives.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário