quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Canivetes

O cara que inventou o canivete teve uma grande sacada: aquela faca grande, que incomodava na cintura, foi dobrada ao meio e cabia em metade do espaço, que maravilha!


O inconveniente foi perceber que, por mais que se caprichasse, algumas características das facas permaneciam inigualáveis: a lâmina fixa sempre era mais resistente à impactos. A lâmina fixa era mais confiável, pois não tinha o risco de dobrar. Para quem dependia disso, a velocidade do saque de uma lâmina fixa é sempre maior.

O canivete mais confiável que existe em termos de trava é, sem dúvida, a balisong (ou batanga, ou butterfly). Depois de aberto, é praticamente impossível que ele se feche nos dedos do operador. Foi também o primeiro que podia ser aberto com uma só mão, aumentando a velocidade do saque.

Com o tempo, diversas outras tentativas de aprimoramento de trava e abertura foram criadas: os canivetes mais comumente fabricados hoje são os lockbacks, aqueles que você tem que apertar um botãozinho no dorso da empunhadura para fechar. Em seguida vêm los linerlocks e framelocks, nos quais é preciso empurrar uma barra de metal para o lado para liberar o fechamento.

Quanto ao sistema de abertura, também se mudou bastante com o tempo. No começo era preciso usar as duas mãos: uma na empunhadura, outra na lâmina. Os filipinos inventaram a balisong, e com um pouco de destreza - tchãnãn - lá estava a sua arma. Mais recentemente foram criados os canivetes automáticos, com molas: você aperta um botão e ele abre. Mas o mais confiável e simples de todos é o sistema wave, criado pela Emerson Knives. Um gancho no dorso da lâmina permite que, em um único movimento, seja realizado o saque e a abertura do instrumento, economizando bastante tempo.


O fato é que, ao comprar um canivete, é preciso que se avalie - como sempre - o que você vai fazer com ele. Se é um canivete tático, a trava e o saque são fundamentais na sua avaliação. Se você quer estilo, sofisticação, talvez um bom canivete artesanal seja o ideal. Se o que você procura é um canivete para quebrar galhos, você relaxar e comprar alguma coisa mais barata.


A Silveira Knives oferece enorme variedade de canivetes, nas marcas mais famosas: Cold Steel, Ka-bar, Spyderco, Masters of Defense, SOG, Al Mar, Smith & Wesson Kershaw, KH, além de muitos artesanais.

Veja alguns exemplos:

Spyderco Endura 4 Wave
Cold Steel AK-47
Cold Steel Spartan
Benchmade 51 Balisong
Burke Rockstar Damascus

SILVEIRA KNIVES
Todas os canivetes do mundo
http://www.silveiraknives.com.br/

--------------------------------------------
Facas, canivetes, bastões, lanternas, botas, balisongs, etc.
Siga-nos no twitter: http://twitter.com/silveiraknives

Nenhum comentário:

Postar um comentário