sábado, 31 de julho de 2010

Ka-bar

Quem gosta de facas acha esse nome muito familiar: Ka-Bar. Esta foi a marca dada a uma das mais clássicas cutelarias estadunidenses, responsável pelo fornecimentos de facas a diversos grupamentos militares, especialmente os United States Marine Corps (USMC).


A própria empresa não divulga com precisão a data de sua criação, remetendo, entretanto, ao ano de 1920 como a primeira aparição deste nome, mas foi em 1942, que a divulgação passou a ganhar dimensões intercontinentais.

O nome "Ka-Bar" foi uma homenagem a um cliente que remeteu uma carta aos fabricantes informando que sua arma havia falhado, e tinha enfrentado - e matado - um urso usando sua faca.



Com o início da Segunda Guerra Mundial a empresa - então conhecida principalmente por Union Cutlery -  foi escolhida pelos USMC como sua faca padrão, o que pode ser considerado o passo fundamental para o crescimento da marca.
Como era Ka-bar a gravação na faca que os marines carregavam, e considerada a sua fama, a empresa assumiu, em 1952 oficialmente o nome de Ka-Bar Knives Inc.


Hoje, nenhuma coleção de facas é completa sem pelo menos uma Ka-Bar USMC Fighter, embora a mesma empresa fabrique dezenas de modelos de igual qualidade, incluindo canivetes, facas de materiais mais modernos e até facões.


A Silveira Knives trabalha com toda a linha ka-bar, sendo que o modelo clássico (foto ao lado)  e suas variações podem ser encontradas no link abaixo:



http://www.silveiraknives.net/site/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage_images.tpl&product_id=50&category_id=13&keyword=USMC&option=com_virtuemart&Itemid=5

 Cuide bem de sua faca, e ela cuidará de você.



SILVEIRA KNIVES
Todas as facas do mundo
http://www.silveiraknives.com.br/

2 comentários: