domingo, 4 de julho de 2010

Oxidação em condições extremas

Muito se fala sobre a conservação das peças de cutelaria ao longo prazo, em ambientes controlados, residências, meios urbanos, mas como fazer essa tarefa quando o ambiente é hostil, úmido e agressivo?

Uma experiência interessante relacionada a conservação da cutelaria em ambientes desfavoráveis foi em uma praia da ilha de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Como de costume, sai de casa com um facão no carro e fui para a praia aproveitar o sol.



Estava acompanhado de alguns amigos, e resolvemos treinar Kali (Arte Marcial Filipina) por lá. Peguei uns bastões, umas facas e o citado facão e fui pra areia. Havia alguns pedaços de madeira pela areia, fizemos alguns cortes, treinamos, e o dia passou.

O estrago apareceu poucas horas depois: após de ter ido pra casa e tomado um banho a lâmina daquele facão já estava cheia de marcas de oxidação, em alguns pontos bem profundas, inclusive.


Ora, você poderia dizer, deveria ter limpado e secado o facão imediatamente após o uso, e isto não teria acontecido. Com certeza. O mar é um dos ambientes mais agressivos para o aço e, nestas circunstâncias, os cuidados com as lâminas deve ser redobrado.

Mas e quando tratamos de operações táticas neste ambiente, ou, quem sabe, pescadores, mergulhadores ou outros profissionais ou esportistas que precisam ficar neste meio sem poder dar a devida atenção a sua companheira?

Em primeiro lugar, é preciso que usuário conheça o seu equipamento.  É bem diferente portar uma lâmina fixa de uma lâmina dobrável, em termos de conservação. É bem diferente também carregar uma full tang e uma hidden tang. Por fim, mas não menos importante, é bem diferente portar uma faca de aço H-1 ou uma de aço 52100. Falaremos sobre isso com detalhes  em postagens futuras.




O que é preciso que o usuário saiba é que algumas peças exigem  mais atenção que outras. Se ele tem uma peça menos resistente a oxidação deverá reservar parte do seu tempo para a manutenção do seu equipamento, proporcionalmente à suscetibilidade a oxidação.

Nestas circunstâncias é fato, os conservadores que me desculpem, mas tenho que dizer: Esqueçam os aços carbono. Usem aços inoxidáveis. Por mais cuidadoso que você seja, se usar uma faca de aço carbono num local assim, mais cedo ou mais tarde você vai cometer um deslize e deixá-la oxidar.

A tecnologia veio para nos ajudar e devemos utilizá-la. Facilite a sua vida, existem diversos modelos de faca que foram especialmente desenvolvidos para operarem em situações extremas de agressões químicas, notadamente para pescadores e mergulhadores.

A Spyderco tem a sua linha Salt, feita de aço H-1, com âminas fixas e dobráveis de diversas geometrias. O fabricante garante que este aço realmente não vai oxidar.A Kershaw a Boker e até a Smith & Wesson fabricam ótimas facas de mergulho.

Com o equipamento certo fica tudo mais fácil. O usuário não perde tempo cuidando do seu equipamento e perdendo o foco principal, seja uma operação tática, um esporte ou um hobby.
Acima os canivetes Salt da Spyderco, que são vendidos na Silveira Knives.


Cuide bem em sua faca, e ela cuidará de você.

Lucas Silveira

SILVEIRA KNIVES
Todas as facas do mundo
http://www.silveiraknives.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário