sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Tipos de ponta

Olá amigos da cutelaria do Brasil e do mundo,

Hoje vamos falar sobre os tipos de ponta que podemos encontrar nas facas.

A ponta é uma parte importante de uma lâmina e sua geometria deve ter relação com o tipo de utilização e, naturalmente, com a harmonia geral da peça. 

Existem diversos modelos de ponta, vamos ver alguns deles?


1. Ponta tantô


Conhecida pelo seu design triangular, é um modelo encontrado notadamente nas katanás, wakizashis e tantôs japonesas. 

Sua geometria permite que o dorso da lâmina acompanhe a ponta até a parte mais distal possível, conferido resistência mecânica.


2. Spear point (ponta de lança)


As pontas neste formato têm simetria entre seus lados, deixando a parte mais distal da faca exatamente no centro da lâmina. Isto garante o máximo de eficiência e segurança em estocadas. 


3. Clip point


Encontradas nas facas bowie, as clip points são um modelo de ponta clássico. A parte mais distal da lâmina se torna extremamente fina, de modo gradativo, o que proporciona a maior facilidade de penetração da ponta, apesar de ter sua resistência um pouco diminuída.


4. Guthook


Guthook é uma espécie de gancho no dorso da ponta, normalmente utilizado em facas de caça, com a função de tirar a pele dos animais caçados.


5. Drop point



As drop points são pontas de design simples, relativamente fáceis de serem confeccioadas e dão um aspecto "limpo" à faca. São pontas recomendadas, especialmente, para facas de utilização geral.



Existem variações de todos estes tipos de pontas e muitas vezes torna-se difícil classificar determinada ponta em um tipo ou outro. O que o usuário precisa saber, grosso modo, é que uma ponta extremamente fina facilita a estocada e pode ser boa para facas de combate, todavia, perderá em resistência. 


Não faria sentido também fazer uma faca com cara de bowie, com uma ponta tantô, devendo-se observar a harmonia entre a ponta e o conjunto. 


Acesse o site da Silveira Knives e navegue por centenas de modelos de facas com estes e muitos outros modelos de ponta.


SILVEIRA KNIVES
Todas as facas, canivetes, facões e espadas do mundo
http://www.silveiraknives.net/


Siga-nos também no Twitter: @SilveiraKnives








Nenhum comentário:

Postar um comentário