quarta-feira, 9 de junho de 2010

Considerações sobre o porte e utilidade das facas

Olá amigos da cutelaria do Brasil e do mundo.

Antes de darmos início aos posts mais técnicos que estão por vir neste Blog, eu gostaria de fazer algumas considerações.

Eu tinha cerca de 10 anos quando comprei meu primeiro canivete. Tratava-se de uma cópia barata de um Victorinox, muito vendida em Ciudad del Este, no Paraguai. Eu nunca tinha pensado sobre os aspectos de legalidade ou funcionalidade daquilo que eu passara a portar, mas de uma coisa eu não tinha dúvidas: era muito legal.

Passaram-se anos e o velho hábito continua: sair de casa sem uma lâmina é como sair de casa nu ou sem tênis. Falta alguma coisa. Conheço muitas pessoas que tiveram histórias parecidas, com quem tive contato por meio do site da Silveira Knives ou nos treinamentos de luta com facas (Kali Silat) que minstramos em Curitiba.

O chato é que, ainda hoje, existem aquelas pessoas que se perguntam sobre a utilidade ou, muito mais absurdo, sobre a legalidade do porte de uma faca ou canivete. Não consigo entender como uma pessoa pode ter dúvidas sobre a utilidade da mesmíssima ferramenta responsável pelo sedentarismo (no sentido contrario de nomadismo) e pela evolução do homem.


E a legalidade? Você acessa os sites de redes sociais e os tópicos sobre este assunto transbordam. Alguns cheios de explicações de advogados e juizes, para chegar a conclusão do que é simplesmente óbvio: Portar facas não é apenas um direito, mas uma necessidade humana básica, seja como utilidade ou como instrumento de defesa pessoal. O que o Direito faz é simplesmente corroborar o inegável.

Eu espero que, a partir de agora, este Blog possa servir como um ponto de encontro e de informações, que oriente e facilite a vida dos aficcionados por facas e, principalmente, que auxilie na divulgação da cutelaria de qualidade no Brasil que, apesar da constante evolução e dos ótimos cuteleiros artesanais, ainda é muito pouco difundida.

Um grande abraço a todos e faca sempre.

Lucas Silveira
SILVEIRA KNIVES
Todas as facas do mundo
http://www.silveiraknives.com.br/

Um comentário: