sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Como comprar armas de fogo de calibre permitido

Olá amigos da cutelaria do Brasil e do mundo.


Hoje vamos abordar um tema cuja lacuna de conhecimento é enorme na maioria dos hoplohólicos. Até 2003, quem controlava a compra, registro e o porte de armas de fogo no Brasil eram as Polícias Civis dos estados, onde se faziam todos os procedimentos necessários para a concessão deste direito.

Com a lei 10.826 de 2003 - Estatuto do Desarmento -, entretanto, a história mudou um pouco: foi criado um departamento na Polícia Federal chamado SINARM, que é o responsável por estas tarefas, até então compreendidas nas atribuições das Polícias Civis.

COMO COMPRAR ARMAS DE FOGO DE CALIBRE PERMITIDO LEGALMENTE

O Estatuto do Desarmamento é uma lei feita, obviamente, visando fins políticos, deixando muito a desejar quando se analisam a sua aplicabilidade sob a ótica da segurança pública ou do próprio conhecimento técnico sobre armas de fogo. Esta lei ganhou muita visibilidade no Brasil, graças a um procedimento democrático infelizmente muito raro no Brasil, o referendo, que ocorreu para confirmar ou invalidar apenas um dos 37 artigos desta lei.

A intenção do legislador foi clara no sentido de coibir ao máximo a aquisição, produção, comércio, porte e transporte de todo tipo de armas de fogo, e notadamente aquelas que, por algum motivo ininteligível, são consideradas de "calibre restrito". Assim, para exercer o seu direito, inclusive constitucional, de possuir uma arma de fogo para a sua defesa, o cidadão é obrigado a seguir uma série de procedimentos excessivamente burocráticos e caros, que o permitem ter acesso a armas de baixíssimo calibre e com limitada disponibilidade de munição.

Antes de começarmos a abordar este tema, é preciso que o leitor tenha bem definidos os conceitos de porte, posse e transporte de arma de fogo.

1. Posse: Possuir uma arma de fogo significa tê-la a disposição, sem a necessidade de estar trazendo consigo ou de estar a arma pronta para uso. Ou seja: se o sujeito tem uma espingarda velha jogada em cima do armário, ainda que não esteja transportando ou portando, ele tem a posse deste armamento e pode incorrer em um fato tipificado na lei em pauta (Art. 12 ou 16, dependendo do calibre).

2. Porte: Portar uma arma de fogo diz respeito a conduta de trazer consigo a arma, de maneira que ela possa ser prontamente empregada. É o caso do sujeito que coloca a arma na cintura e sai por aí (Art. 14 ou 16, dependendo do calibre).

3. Transporte: Transportar uma arma de fogo, significa levá-la de um local para outro, sem a necessidade de estar a arma pronta para uso. Ainda que a arma esteja desmuniciada, descarregada e desmontada, se o sujeito estiver com a arma (suas partes separadas) em sua posse, estará transportando.

Muito bem, feitas as primeiras colocações podemos agora explicar como é possível ter a posse (e não o porte) da sua arma de maneira legal.


Requisitos de acordo com a Lei 10.826:

"Art. 4o Para adquirir arma de fogo de uso permitido o interessado deverá, além de declarar a efetiva necessidade, atender aos seguintes requisitos:
      
        I - comprovação de idoneidade, com a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, que poderão ser fornecidas por meios eletrônicos; (Redação dada pela Lei nº 11.706, de 2008)
        II – apresentação de documento comprobatório de ocupação lícita e de residência certa;
        III – comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, atestadas na forma disposta no regulamento desta Lei."
    
Portanto, para ter a sua arma de fogo, cumpridos os requisitos acima, e sendo maior de 25 anos, você deverá se dirigir a uma loja que venda este tipo de mercadorias, e após escolhida a sua próxima parceira, iniciar a parte burocrática da história.

Felizmente ainda existem pessoas que, apesar das dificuldades financeiras e burocráticas, não se intimidaram e continuaram a vender armas de fogo - apesar da baixíssima liquidez - garantindo a aplicabilidade de um direito constitucional do brasileiro.

Será necessário o preenchimento do seguinte formulário, fornecido pelo DPF:

http://www7.pf.gov.br/web/formulario/form_sinarm_requerimento.htm

Será necessária também, a avaliação prática, feita em clube de tiro e conveniado, e a avaliação psicológica, extremamente mal feita por psicólogos conveniados. Tudo isso costuma ser informado na própria delegacia de polícia federal onde você se apresentar.

Por fim, é necessário também o pagamento de algumas taxas, previstas no próprio corpo da Lei 10.826.

As armas passíveis de serem adquiridas por este método são aquelas com as seguintes características:

"I - armas de fogo curtas, de repetição ou semi-automáticas, cuja munição comum tenha, na saída do cano, energia de até trezentas libras-pé ou quatrocentos e sete Joules e suas munições, como por exemplo, os calibres .22 LR, .25 Auto, .32 Auto, .32 S&W, .38 SPL e .380 Auto;
II - armas de fogo longas raiadas, de repetição ou semi-automáticas, cuja munição comum tenha, na saída do cano, energia de até mil libras-pé ou mil trezentos e cinqüenta e cinco Joules e suas munições, como por exemplo, os calibres .22 LR, .32-20, .38-40 e .44-40;
III - armas de fogo de alma lisa, de repetição ou semi-automáticas, calibre doze ou inferior, com
comprimento de cano igual ou maior do que vinte e quatro polegadas ou seiscentos e dez milímetros; as de menor calibre, com qualquer comprimento de cano, e suas munições de uso permitido;
(...)
"


Como se vê, com um pouco de paciência e dinheiro, é relativamente fácil adquirir uma arma de fogo de modo legal. Todo cidadão deveria estar pronto a defender a si mesmo e a sua família, e apenas com uma arma de fogo em casa esta defesa pode ser realmente concretizada.

É ingenuidade acreditar que, num caso de invasão a domicílio, o simples fato de não reagir garantirá a sua incolumidade física ou a preservação da sua família, e mais ingenuidade ainda é afirmar que a polícia chegará a tempo, num caso de invasão real ou iminente.

Quando a sua família é ameaçada, a única coisa que a separa de um destino cruel é você. Pense nisso, reflita.


Aproveito este texto para lembrar uma frase de Benjamin Franlink:

"Qualquer sociedade que abdique determinada liberdade em troca de segurança não merece nem um e nem o outro, e inevitavelmente perderá as duas coisas."
 



Nos próximos textos veremos:
1. Como conseguir uma autorização de porte de arma de fogo;
2. Como comprar armas de calibre restrito (.40, .45, 7,65, etc.)

Lucas Silveira

SILVEIRA KNIVES
Todas as facas, canivetes, espadas, e facões do mundo
http://www.silveiraknives.net/ 




Siga-nos no twitter: @silveiraknives



  

SOG Seal Knife 2000

SOG Seal Knife 2000
Tamanho, leveza, resistência



A SOG Seal Knife 2000 é uma faca de tamanho relativamente grande, 12 ¼” totais, feita de aço AUS-6A, extremamente resistente mecanicamente e contra oxidação. Seu cabo, de Zytel, possui relevos para o adequado encaixe dos dedos, além de prover a faca de uma discreta guarda, que protege os dedos do operador.

A geometria segue o padrão de qualidade SOG: a ponta, clip point, é fina e capaz de perfurar qualquer obstáculo ao passo que o fio, sempre capaz de depilar é muito fino e resistente.

Desenhado para os Navy Seals, este é um modelo incrível, que conta ainda com um pequeno serrilhado, somando funcionalidade à peça.


A Silveira Knives disponibiliza este (E outros) produto a venda, como de costume: 

Link para a compra:

Valor: R$547,00 (Em até 12x no cartão, i=1,99% a.m.) ou 5% de desconto por depósito em conta.
Entrega: imediata.

SILVEIRA KNIVES
Todas as facas do mundo

-----------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Destaques de pronta entrega:
- Utilitária artesanal de JHC
- SOG Mini Pentagon
- Cold Steel Scimitar Spike
- Pakistan Kukri
- Khukuri House Chainpure Domestic
- Spyderco Endura 4 Wave
- Cold Steel Rubber Training (Faca de treino)
- Diversas botas Snake e Guartelá
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Cuide bem de sua faca e ela cuidará de você.

sábado, 18 de setembro de 2010

Sustentabilidade e cutelaria

Olá amigos da cutelaria do Brasil e do mundo,

Finalmente, depois de séculos destruindo e exaurindo os recursos naturais, a humanidade começa a acordar para a necessidade de manter uma convivência saudável com o meio ambiente. Grandes, médias, pequenas e microempresas se preocupam em adaptar as suas atividades ao método mais econologicamente correto, em respeito a biodiversidade e ao ecossistemas.

A cutelaria é uma das artes mais antigas registradas, datando intrinsecamente do próprio surgimento do homem na Terra. As primeiras lâminas eram feitas, obviamente, de materiais naturais simples, notadamente as pedras que poderiam ser afiadas, notadamente a obsidiana.

Com o avanço da civilização e a crescente restrição de alguns materiais ao uso indiscriminado pela indústria, é evidente a preocupação que uma empresa, como a Silveira Knives, deve ter ao selecionar os materiais dos quais os produtos que vende são formados.

Em respeito à inexorável necessidade de respeitar o meio ambiente, levando em consideração os valores incalculáveis da vida em condições saudáveis e buscando ir além do que a legalidade exige e visando o máximo de moralidade e civilidade, a Silveira Knives, desde a sua fundação, tem diversas medidas voltadas a sustentabilidade, dentre as quais:

  • A Silveira Knives não vende facas, canivetes, facões ou espadas, artesanais ou industriais, que utilizem materiais naturais escassos, sem a devida comprovação de origem ou de origem duvidosa;
  • Maximizamos a utilização de meios eletrônicos, com o fim de diminuir impressões e gastos de papel desnecessários;
  • Parte das embalagens são feitas de material reciclado;
  • Não comercializamos materiais de construção de cutelaria, notadamente madeira, couro, chifre e ossos, sem a devida comprovação de origem.
  • etc.
Agora é com você. Dê sua opinião e diga o que mais a Silveira Knives pode fazer para minimizar o seu impacto sobre o meio ambiente.  Estamos dispostos a ouvir todas as sugestões.


SILVEIRA KNIVES
Todas as facas do mundo
http://www.silveiraknives.net/

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Vídeo de armas improvisadas

Olá amigos da cutelaria do Brasil e do mundo,


Confiram um vídeo de armas improvisadas elaborado pelo Mestre Paulo Albuquerque, do kombato.org.

http://www.youtube.com/watch?v=QaAvs8I1SgQ

SILVEIRA KNIVES
http://www.silveiraknives.net/
Facas, canivetes, facões, espadas e armas brancas.