quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Twitte conosco!

Descontos exclusivos!

Quem acompanha a Silveira Knives no twitter tem acesso a mais promoções e sabe das atualizações da cutelaria em tempo real.
O que você está esperando? Acompanhe e aproveite:


SILVEIRA KNIVES
Tudo em cutelaria

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Bladed Hand Long Trailer v33.rv

Considerações sobre a legalidade do porte de facas

Olá amigos da cutelaria do Brasil e do mundo,

É impossível falar sobre cutelaria no Brasil e não falar sobre os aspectos de legalidade da compra, posse, porte, fabricação ou comércio destes importantes instrumentos do nosso cotidiano.

Nas últimas décadas o Brasil foi coberto por uma onda de desarmamento sem precedentes, fundamentada no preconceito e enviesada por falsas pesquisas e análises estatísticas propositadamente mal interpretadas.

Em primeiro lugar, é importante que se frise que não existe comprovação científica de qualquer relação entre o número de armas (de fogo) e os crimes violentos, aliás, é exatamente o contrário: os locais no mundo onde existe o maior número de armas por habitante frequentemente apresentam o menor índice de crimes violentos. Parece óbvio: ninguém vai querer atirar em alguém que atira de volta, quando se pode atirar em alguém desarmado, não é?


Além disso, os países que experimentaram o desarmamento civil na era comptemporânea, tiveram exponencial aumento de crimes como invasão de domicílio e roubo, conforme demonstrado abaixo:

De qualquer forma, devemos assumir que por mais absurdas que sejam as leis (como o Estatuto do Desarmamento), elas devem ser sempre cumpridaas, enquanto batalhamos para alterá-las. Gostaria de deixar claro que não sou a favor do porte ilegal de armas, e aconselho a todos que querem ter sua arma que o façam legalmente, por meio da Polícia Federal ou do SFPC do Exército Brasileiro, conforme a sua necessidade. Escreverei como fazer isso em outro post, aguardem.

No que se refere as vulgarmente chamadas armas brancas, entretanto, existe uma importante diferença legal, quando comparadas às armas de fogo. Enquanto a posse, o porte, a compra e a venda de produtos controlados é regulado pela Lei 10.826/2003 (Estatuto do desarmamento) e o seu Decreto 3.665/2000, não existe dispositivo legal que regule estas condutas com quaisquer tipos de facas, canivetes, espadas, arcos, lanças ou balestras.

No Brasil, as pessoas só são proibidas de fazer aquilo que a lei EXPRESSAMENTE determine (chamado princípio da legalidade), conforme o disposto no inciso II no Art. 5º da Constituição Federal, não subexistindo, portanto, qualquer fundamento para a mera cogitação da ilegalidade do porte destes instrumentos.

O porte, o comércio, o transporte, a posse, ou qualquer conduta semelhante, de quaisquer tipos de lâminas, bastões ou arcos, são totalmente legais.

Para quem quiser se aprofundar no assunto, disponibilizei no site da Silveira Knives o texto de uma promotora do município de Ponta Grossa, chamada Suzane Maria Carvalho do Prado Patrício, que discorre com mais propriedade jurídica sobre o tema. Recomendo a todos que leiam, e espero que ela me perdoe pela divulgação sem autorização.

O link é este aqui:


Se você quer ter uma faca, espada ou canivete, pode fazê-lo tranquilamente, pois não está indo de encontro a nenhuma lei.

Aproveite!

Um abraço a todos e faca sempre!
Lucas Silveira

SILVEIRA KNIVES
Todas as facas do mundo

http://www.silveiraknives.com.br/



quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Como afiar uma faca?

A afiação é um tema relativamente polêmico entre os cuteleiros e bastante procurado por quem usa as facas no dia-a-dia e depende de um fio de qualidade para o sucesso de suas tarefas.

Grosso modo, afiar uma faca significa desbastar uma parte da lâmina de modo a torná-la uniforme e o mais fina possível. Ora, quanto menor a superfície de contato com o objeto, maior será a pressão exercida sobre esta pequena área, e mais eficiente o corte.


Ao afiar uma peça de cutelaria é preciso que se saiba exatamente qual é a função que esta lâmina terá. O necessário será um fio preciso ou um fio resistente? E se o meu fio for serrilhado ou semisserrilhado? O que devo fazer?

Quando se trabalha com peças de utilidade muito agressiva, como machados e facões de mato, o ângulo do fio pode ser mais aberto em relação a pequenos canivetes ou navalhas, que têm utilidade, em regra, mais delicada. É comum que se use ângulos de 20° para as primeiras, 15° para as facas e até perto dos 5° para as navalhas, considerado o angulo formado entre a lâmina e o material abrasivo.

Bem, determinado o ângulo do fio que vou fazer, precisaremos saber de onde estamos partindo. A minha faca está totalmente cega, está dentada ou simplesmente deixou de depilar? Quanto mais grosso o fio da faca, mais abrasivo será o equipamento utilizado.

Existem diversos tipos de materiais abrasivos que podemos utilizar para afiar uma faca. Muita gente usa uma limas, mas por ser excessivamente agressiva, deve ser usada com cautela. Existem no mercado também os afiadores diamantados que são muito duráveis e têm abrasividade variável, você escolhe no momento da compra. Existem também os cerâmicos e as pedras e os de aço, como as chairas.

Para facas totalmente cegas ou com dentes grandes e aparentes, podemos iniciar a nossa afiação com uma lima ou, para quem tem essa mordomia, uma lixadeira. Se nossa companheira nao está tão mal assim, posso ir direto para a segunda fase. Em regra, deveremos desbastar os dois lados da lâmina por igual e integralmente, ou seja, começo passando a lima logo após o ricasso e termino na ponta da faca, em um só movimento, e sem alterar o ângulo entre a lima e a lâmina.

Já ao final desta fase, é possível perceber que a faca tem um bom fio, capaz de cortar papel sem "morder" (enrugá-lo), e praticamente invisível, mas dificilmente será capaz de fazer a barba.

Devo agora escolher um material menos abrasivo para passar na lâmina. Sigo o mesmo ritual que o da lima.

Agora o fio já deve estar quase bom, faltando apenas o acabamento. Alguns materiais podem ser úteis nesta fase: afiadores cerâmicos, chairas (ou fuzil, como chamam na região Norte). Sigo o mesmo ritual pela última vez, e agora a pressão que aplico entre as superfícies deve ser gradativamente mais suave.

Pronto, sua faca já deve ser capaz de depilar.

É claro que é muito mais fácil aprender vendo algumas imagens e para isso recomendo o seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=IGJ8lusviKs

Agora sim, você já está pronto para experimentar. Comece com aquela faca mais baratinha da cozinha, para não estragar as suas facas de qualidade. E conforme for se sentindo mais confiante, parta para as demais. Uma boa afiação só acontece com muita prática.

Se estiver procurando o melhor material para afiação, a Silveira Knives oferece a maior variedade do mercado nacional, confira.

SILVEIRA KNIVES
Todos os afiadores do mundo
http://www.silveiraknives.com.br/

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Spyderco

A Spyderco é uma indústria de cutelaria sediada no Colorado, Estados Unidos. Por anos, faz canivetes de alto padrão de qualidade, com o tradicional furo na lâmina, para a abertura com o polegar (uma só mão).

Alguns modelos da Spyderco fizeram história: O Spyderco Police foi um sucesso de venda quando do seu lançamento, por se tratar de um folder de porte razoável, ponta fina, e uma excelente lockback.



Mais recentemente, o Spyderco Military, com o moderno aço CPM S30V, assumiu o lugar de um dos melhores custo benefícios de canivetes táticos da indústria e também de todo mundo.

Para quem quer agilidade e saque rápido, a empresa passou a fabricar, respeitada a patente da Emerson Knives, uma série de canivetes com o sistema wave, aquele que você só tem o trabalho de puxar do bolso e ele já sai aberto. Entre estes, os destaques são o Endura Wave e o Delica Wave, além do menos ortodoxo P'Kal, desenvolvido para ser usado com a empunhadura de mesmo nome para os filipinos.

Se o que você procura é qualidade, tradição e confiabilidade, é bem provável que um Spyderco alcance o seu objetivo.



A Silveira Knives, trabalha com toda a cutelaria Spyderco, acesse o site e confira.

SILVEIRA KNIVES
Toda a cutelaria mundial
http://www.silveiraknives.com.br/

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Cuidado com cutelaria falsificada

As vezes recebo alguns comentários de clientes dizendo que os preços praticados na Silveira Knives, são batidos no Mercado Livre, ou em alguma loja de Shopping ou até em lojas de armas, agora que elas começaram a descobrir o que é faca de verdade.

O que  as pessoas não notam é a procedência dos produtos. Entrei em uma loja de armas em Curitiba (não vou citar o nome) onde eles alegavam vender "canivetes Extrema Ratio" abaixo de R$100,00. Hora, se eles realmente conseguissem essa façanha eu nem compraria mais direto na Extrema Ratio, usaria o proprio vendedor nacional como fornecedor para a Silveira Knives.

Chegando lá, foi exatamente o que eu esperava. Cópia barata, made in China, de um canivete de algumas centenas de dólares.

Outro desagradável encontro que tive foi com uma cópia de canivete da Emerson (o inventor do sistema Wave). Minha gente, o canivete era tão mal feito que os chineses, sem a menor ideia do funcionamento do canivete, colocaram o gancho do wave do lado errado, tornando-o totalmente inutil (talvez desse pra abrir alguma garrafa com aquilo).

Como se não fosse suficiente, tudo isso entra ilegalmente no país, por meio de descaminho e receptação, crimes previstos no Código Penal Brasileiro. 

O fato é que não existe mágica. Se você quer uma faca de qualidade, importada, não vai conseguir nela o preço de uma tramontina (nada contra a tramontina, eu mesmo já tive algumas). O Comércio Internacional é um complexo sistema que envolve diversos tributos, como o Imposto de Importação, ICMS vinculado a importação, IPI e PIS, e também diversos intermediários, como o courier (TNT, DHL, FedEx), os despachantes e os fiscais aduaneiros no Brasil e no país de origem, além de, eventualmente, os fiscais da Secretaria de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC) do Exército Brasileiro, que insistem em dar uma olhadela nas importações.

Tudo isso cobra um preço. Negociar internacionalmente não é o mesmo que fazer compras no mercado da esquina.

Todos os produtos vendidos na Silveira Knives entram legalmente no país, com todos os tributos alfandegários pagos. Tudo o que entra ou sai do estabelecimento é devidamente escriturado nos livros fiscais, e o cliente recebe o produto com Nota Fiscal ao consumidor, sempre.

Não é à toa que somos hoje os líderes do mercado em cutelaria e acessórios.

Lembre-se: Cuide bem de sua faca, e ela cuidará de você.

Lucas Silveira


SILVEIRA KNIVES
Silveira Cutelaria e Acessórios Ltda.
Todas as facas do mundo
http://www.silveiraknives.net/

Espadas, canivetes, bastões, lanternas, algemas, tonfas, facões, botas, acessórios para caça, pesca, tiro, trilha.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Canivetes

O cara que inventou o canivete teve uma grande sacada: aquela faca grande, que incomodava na cintura, foi dobrada ao meio e cabia em metade do espaço, que maravilha!


O inconveniente foi perceber que, por mais que se caprichasse, algumas características das facas permaneciam inigualáveis: a lâmina fixa sempre era mais resistente à impactos. A lâmina fixa era mais confiável, pois não tinha o risco de dobrar. Para quem dependia disso, a velocidade do saque de uma lâmina fixa é sempre maior.

O canivete mais confiável que existe em termos de trava é, sem dúvida, a balisong (ou batanga, ou butterfly). Depois de aberto, é praticamente impossível que ele se feche nos dedos do operador. Foi também o primeiro que podia ser aberto com uma só mão, aumentando a velocidade do saque.

Com o tempo, diversas outras tentativas de aprimoramento de trava e abertura foram criadas: os canivetes mais comumente fabricados hoje são os lockbacks, aqueles que você tem que apertar um botãozinho no dorso da empunhadura para fechar. Em seguida vêm los linerlocks e framelocks, nos quais é preciso empurrar uma barra de metal para o lado para liberar o fechamento.

Quanto ao sistema de abertura, também se mudou bastante com o tempo. No começo era preciso usar as duas mãos: uma na empunhadura, outra na lâmina. Os filipinos inventaram a balisong, e com um pouco de destreza - tchãnãn - lá estava a sua arma. Mais recentemente foram criados os canivetes automáticos, com molas: você aperta um botão e ele abre. Mas o mais confiável e simples de todos é o sistema wave, criado pela Emerson Knives. Um gancho no dorso da lâmina permite que, em um único movimento, seja realizado o saque e a abertura do instrumento, economizando bastante tempo.


O fato é que, ao comprar um canivete, é preciso que se avalie - como sempre - o que você vai fazer com ele. Se é um canivete tático, a trava e o saque são fundamentais na sua avaliação. Se você quer estilo, sofisticação, talvez um bom canivete artesanal seja o ideal. Se o que você procura é um canivete para quebrar galhos, você relaxar e comprar alguma coisa mais barata.


A Silveira Knives oferece enorme variedade de canivetes, nas marcas mais famosas: Cold Steel, Ka-bar, Spyderco, Masters of Defense, SOG, Al Mar, Smith & Wesson Kershaw, KH, além de muitos artesanais.

Veja alguns exemplos:

Spyderco Endura 4 Wave
Cold Steel AK-47
Cold Steel Spartan
Benchmade 51 Balisong
Burke Rockstar Damascus

SILVEIRA KNIVES
Todas os canivetes do mundo
http://www.silveiraknives.com.br/

--------------------------------------------
Facas, canivetes, bastões, lanternas, botas, balisongs, etc.
Siga-nos no twitter: http://twitter.com/silveiraknives

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Contatos da Silveira Knives

Para que fiquem registradas aqui as formas de contato com a Silveira Knives:

E-mail: atendimento@silveiraknives.net
Orkut (Comunidade): http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=45398185
Twitter: http://twitter.com/silveiraknives
MSN: sac-sk@hotmail.com

SILVEIRA KNIVES
Facas, canivetes, espadas, lanternas, botas, mochilas, roupas, acessórios táticos, trilha, camping, escalada, rapel, pesca, caça e muito mais.
http://www.silveiraknives.com.br/

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Espadas



As espadas tiveram papel fundamental na história da humanindade. Foram indispensáveis por milhares de anos de guerra, mesmo com o advento de diversas tecnologias de combate a distância.


De acordo com a época e a característica do guerreiro, as espadas tomaram formas variadas, com alterações na geometria, no fio, no comprimento e outras características como acabamento e guarda.

Atualmente, entretanto, as espadas têm mais ligação com um objeto de desejo de todos os homens e grande parte das mulheres, do que com a guerra propriamente dita. Encontram-se no mercado espadas totalmente ornamentais, para aqueles que querem ter uma destas fabulosas armas em casa, pagando pouco e sem o risco de acidentes, e também aquelas versões para os que querem ter o prazer de fazer alguns cortes, sejam em artes marciais ou por pura diversão.

A Cold Steel é um dos fabricantes mais significativos neste setor, desenvolvendo espadas relacionadas a variados períodos históricos e localidades geográficas. O ponto forte de suas vendas são as katanás, que são produzidas desde a versão mais barata, Warrior Series (porém totalmente funcional) até a versão com acabamento impecável, igualmente funcionais, Emperor Series.



Toda a linha de espadas Cold Steel, incluidas as Katanás, estão a venda na Silveira Knives, com a facilidade de pagamento em até 12x no cartão de crédito. Confira alguns links:

Cold Steel Dragonfly Katana
Cold Steel Katana Warrior
Khukuri House Buffhead (Espada Kukri)
Paul Chen Hand and a Half Sword
Paul Chen Zatoichi


SILVEIRA KNIVES
O melhor da cutelaria mundial: Facas, canivetes, facões, espadas, lanças, bastões, nunchakus, sais, armas brancas, acessórios para trilha, camping, tiro, caça e escalada.
http://www.silveiraknives.net/